Jabuticaba na mídia: revista Valor Setorial Comunicação Corporativa destaca produção de conteúdo próprio
- Jabuticaba Conteúdo
- há 3 dias
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Publicação aborda engajamento e a tentativa de marcas de ganhar relevância por meio de webséries, videocasts, podcasts e outros tipos de branded content

Cada vez mais comuns no meio corporativo, as chamadas mídias proprietárias são um jeito eficiente que as empresas encontraram para passar sua mensagem sem ruídos. Esse foi o tema de Informação sob Medida, reportagem publicada na edição 2025 da revista anual Valor Setorial Comunicação Corporativa, que é resultado de uma parceria entre o jornal Valor Econômico e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
No texto, a jornalista Simone Goldberg fala sobre o aumento na produção de mídias próprias, como videocasts, podcasts, webséries, branded content e branded entertainment, avaliando como essa estratégia pode ajudar empresas interessadas em ganhar relevância e em estabelecer relacionamento de longo prazo com clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos de interesse.
Para contar sua "história", Simone conversou com profissionais de empresas que apostam na produção de conteúdo próprios - caso de Márcio Furlan, Diretor de Marketing, Operações e Experiência do Cliente da Scania Operações Comerciais Brasil; de Felipe Xavier, Diretor de Branding, Comunicação e ESG da GE Healthcare; e de Elídio Okano, Coordenador de Comunicação da Elanco, entre outros.
Maria Tereza Gomes, fundadora e CEO da Jabuticaba Conteúdo, também foi entrevistada por Simone para falar sobre a experiência de estar do "outro lado balcão", ou seja, ajudando os clientes a ter conteúdo proprietário de qualidade. Na ocasião, Tereza levantou alguns pontos importantes sobre o tema - reflexões que são resultado dos 16 anos que a Jabuticaba tem de mercado. A seguir, três aprendizados compartilhados por ela, especialmente para o blog:
Vídeo é campeão de engajamento
Eles respondem por 84% de todo o tráfego da internet e são eficientes tanto na comunicação interna quanto na externa.
"Empresas como Bradesco, Gerdau e Vale, que fazem parte do nosso portfólio de clientes, investem fortemente em vídeos, porque nenhuma outra mídia gera o mesmo engajamento" Maria Tereza Gomes, fundadora e CEO da Jabuticaba Conteúdo
As webséries, por exemplo, são uma excelente alternativa para organizações que apostam no poder do vídeo. Foi o que fez a Childhood Brasil, ONG criada pela Rainha Sílvia da Suécia para combater e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, que contratou a Jabutiaba para produzir Violência digital, dano real. Em cinco episódios, o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown conduz uma conversa com especialistas convidados para orientar pais e responsáveis sobre como proteger seus filhos e filhas da violência sexual que acontece na internet. A Jabuticaba criou não só a websérie, mas também uma campanha de comunicação 360º, que incluiu conteúdo para site e redes sociais.
Outro exemplo é Mapfre Insiders , uma websérie com seis episódios que mostra a estratégia de sustentabilidade da seguradora espanhola Mapfre pela voz e a imagem dos profissionais que estão por dentro da estratégia e da execução dos projetos ESG.
O valor dos podcasts e dos videocasts
Segundo um levantamento feito pelo Spotify, entre janeiro e setembro de 2023, houve um aumento de cerca de 36% na produção e de 28% no consumo de podcasts no Brasil. A escolha entre podcast e videocast depende de dois fatores: o que a empresa pretende e quanto está disposta a investir. A Jabuticaba tem vários cases de sucesso de podcasts e de videocasts produzidos para seus clientes. Dois exemplos:
Conselhos de Valor é um videocast produzido em parceria com o IBGC. Seus cinco episódios discutem o papel dos conselheiros na sustentabilidade corporativa.
Já o Podcast Mulheres de 50 é um projeto proprietário da Jabuticaba, que Maria Tereza grava com suas três irmãs desde março de 2020. São 16 temporadas até agora e 160 episódios no total - número que vai aumentar no próximo ano.
Autoelogio compromete a credibilidade do conteúdo
Empresas que produzem conteúdos proprietários para exaltar as próprias qualidades acabam prejudicando o mais importante: a credibilidade da mensagem. Na Jabuticaba, a gente dribla essa armadilha com o Método Jabuticaba de Storytelling, que é a base de todos os projetos audiovisuais que criamos e nos ajuda a contar histórias verdadeiras, engajadoras e emocionantes.




