Criado em 2022 pela Jabuticaba Conteúdo em parceria com a Aberje, projeto teve três temporadas para apresentar os protagonistas da comunicação corporativa no Brasil. Agora, formato está disponível também para empresas que desejam apresentar seu conteúdo de forma exclusiva, como fez a seguradora espanhola.

A websérie Insiders, criada em 2022 pela Jabuticaba Conteúdo em parceria com a Aberje, tem como objetivo valorizar os profissionais que atuam na comunicação corporativa no Brasil. Com um formato inovador, a série apresenta seis episódios, cada um destacando protagonistas de diferentes empresas que abordam temas relevantes da área (saiba mais aqui). Desde 2024, o formato está disponível para organizações que desejam apresentar seu conteúdo de forma exclusiva. Um exemplo é a Mapfre, que contratou a Jabuticaba para produzir, gravar e editar sete episódios focados em sua estratégia de sustentabilidade no Brasil.
A Mapfre utilizou o formato da websérie Insiders para destacar sua estratégia de sustentabilidade no Brasil, produzindo sete episódios que abordam suas iniciativas e compromissos ESG. Principais aspectos da utilização da websérie:

Foco na sustentabilidade: a série destaca a integração da sustentabilidade ao modelo de negócios da Mapfre, enfatizando como a empresa enfrenta desafios globais e inova no desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiam tanto os clientes quanto a sociedade;
Divulgação de iniciativas: os episódios apresentam ações específicas da Mapfre, como o cumprimento da meta de neutralidade de carbono até 2024 para suas principais operações, incluindo o Brasil, e o compromisso com a diversidade e inclusão na força de trabalho;
Engajamento do público: a websérie não apenas informa, mas também visa engajar os colaboradores e demais stakeholders da Mapfre, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade e as práticas adotadas pela empresa;
Resultados visíveis: a série também serve como uma plataforma para mostrar resultados concretos das suas iniciativas sustentáveis, como o aumento do uso de energia renovável em suas operações.
.
Com essa abordagem, a Mapfre busca não apenas comunicar sua estratégia de sustentabilidade, mas também inspirar outras organizações a adotarem práticas semelhantes, contribuindo para um futuro mais sustentável.
sobre Insiders Especial para sua empresa.
A websérie Insiders Especial envolve quatro etapas de produção:
Curadoria da Jabuticaba Conteúdo na seleção dos cases que serão destacados em cada episódio. Criação de roteiros;
Gravação dos episódios com estética usada por Insiders: entrevista, imagens de bastidores da gravação + imagens de cobertura do projeto destacado. Uma diária de gravação por episódio;
Edição dos episódios, considerando o formato de Insiders com um protagonista por episódio. Aprovação dos episódios. Edição das versões de 1 minuto;
Divulgacão de Insiders Especial nas redes sociais da empresa e da Jabuticaba Conteúdo.
O objetivo de Insiders Especial é impactar os diferentes públicos de interesse da empresa, como colaboradores, clientes, fornecedores, reguladores e formadores de opinião. Ao final, a empresa receberá os episódios originais com cerca de 4 minutos e mais uma versão curta para redes sociais.
Assista aos episódios da Mapfre e inspire-se:
Episódio de lançamento: Sustentabilidade é estratégica
Protagonista: Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade
A executiva apresenta a importância de integrar questões ambientais, sociais e de governança (ESG) aos negócios e ao cotidiano empresarial.
Episódio 01: Um valor na tomada de decisão
Protagonista: Ivo Kanashiro, superintendente de Sustentabilidade
Para a MAPFRE, sustentabilidade é mais do que um valor — é a base de decisões estratégicas que impulsionam transformação e impacto positivo. Neste episódio Ivo Kanashiro, superintendente de Sustentabilidade, reflete sobre a importância de cada indivíduo para o alcance dos grandes objetivos da companhia.
Episódio 02 - Proteção do meio ambiente
Protagonista: Isabella Sant’ana, especialista Ambiental
Neste vídeo da série Projeto Insiders Especial Mapfre, Isabella Sant’ana compartilha como a MAPFRE adota práticas estratégicas para equilibrar o impacto ambiental e a geração de valor para stakeholders, com um olhar focado no longo prazo.
Episódio 03 - Engajamento do time
Protagonistas: Ivo Kanashiro, superintendente de Sustentabilidade, e Rosângela Paula dos Santos, superintendente de Recursos Humanos
Ao integrar as questões sociais à sua estratégia, a companhia reafirma seu compromisso com um ambiente mais diverso, inclusivo e alinhado aos pilares da sustentabilidade.
Episódio 04 - Governança gera valor
Protagonista: Michelle lago, especialista em Sustentabilidade
Neste episódio da série Insiders Especial Mapfre, o destaque é o posicionamento ético e a transparência como pilares que fortalecem a relação da seguradora com seus públicos. Mais do que cumprir metas, a governança sólida da empresa demonstra como princípios bem fundamentados podem gerar valor real para a sociedade.
Episódio 05 - Produtos alinhados a ESG
Protagonista: Danilo Brito, especialista em Sustentabilidade
Na Mapfre, sustentabilidade está integrada ao coração dos negócios. Produtos e serviços estão alinhados aos compromissos ESG e promovem melhorias no meio ambiente e na sociedade.
Episódio 06 - Nosso impacto
Protagonista: Carla Margherito, Simone Rezende e Nathaly Lenhame, parceiras da Mapfre
O episódio final da série Insiders Especial Mapfre, mostra como as parcerias estratégicas da empresa geram impactos significativos e fortalecem a sustentabilidade corporativa.
Consulte a Jabuticaba Conteúdo sobre Insiders Especial para sua empresa.