A boa governança começa com boas conversas
- Jabuticaba Conteúdo
- 27 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
Jabuticaba e IBGC se unem para produzir o videocast Conselhos de Valor. Cada episódio traz reflexões sobre o papel do board na agenda de sustentabilidade das empresas. O quinto e último episódio já está no ar

Conselhos de Valor é o novo videocast da Jabuticaba Conteúdo. Produzido em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o programa convida, ao longo de cinco episódios, a um mergulho em reflexões inspiradoras e que descomplicam temas que, à primeira vista, parecem complexos — como governança, ESG e diversidade. Realizado no ano da COP30 no Brasil, o projeto também celebra os 30 anos do IBGC.
Quem comanda esse papo de alto nível, mas sem formalidade, é Maria Tereza Gomes, fundadora e CEO da Jabuticaba, acompanhada por Valéria Café, diretora geral do IBGC. Juntas, as duas recebem, a cada episódio, uma conselheira ou conselheiro com trajetórias profissionais de peso e visões diversas.
A parceria com o IBGC chega para reforçar o compromisso da Jabuticaba Conteúdo em promover discussões relevantes sobre o futuro das empresas e, por tabela, da sociedade. Segundo Maria Tereza Gomes, a ideia é conectar olhares diferentes e capazes de inspirar práticas mais responsáveis e inovadoras.
"A governança é fundamental para construir empresas mais éticas, transparentes e preparadas para o que vem por aí", Maria Tereza Gomes, fundadora e CEO da Jabuticaba Conteúdo
Valéria Café também celebra a iniciativa: “Queremos trazer reflexões sobre sustentabilidade, inovação, diversidade e, claro, governança com quem está vivendo essas discussões na prática, dentro dos Conselhos.”
O programa de estreia foi ao ar no dia 21 de maio e contou com a presença de Fabio Alperowitch, conselheiro de organizações como WWF, Instituto Ethos e Pacto pela Equidade Racial. Na conversa, Fabio falou sobre o papel dos conselheiros, investimentos sustentáveis, greenwashing e o que espera para o futuro de seus filhos.
Para assistir, dê o play.
Lançado no dia 4 de junho, o segundo episódio trouxe Ana Lúcia Poças Zambelli, conselheira do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), compartilhando sua experiência no setor de Óleo e Gás e debatendo os desafios da governança e da diversidade diante dos desafios do mundo contemporâneo.
Sonia Consiglio Favaretto, conselheira da FIA Business School, é a convidada do terceiro episódio, lançado 18 de junho. Com mais de 20 anos de atuação nas áreas de sustentabilidade e investimento social, ela analisou o que este ano reserva para os Conselhos e fala sobre a importância da comunicação na Governança. Além de conselheira da FIA, Sonia também é membro dos Conselhos do Carbon Disclosure Project (CDP), do Instituto Ekos Brasil, e da BrazilFoundation. "Vai chegar um dia em que nomes e siglas não terão tanta importância, porque as pessoas vão entender que meio ambiente, sociedade e governança são uma coisa só", disse.
O quarto e penúltimo episódio da temporada entrou no ar no dia 2 de julho. O convidado foi Sergio Mindlin, conselheiro do IBGC, que já presidiu o Conselho da Metal Leve e do Instituto Ethos, além de ter sido membro do Conselho do GIFE, da Fundação Roberto Marinho e da Bibliotica Brasiliana Guita e José Mindlin. No programa, Mindlin, que é um dos fundadores do Instituto Ethos, fala sobre o papel do Conselho na agenda ESG e sobre ética na governança. "Quando se fala em sustentabilidade, é preciso entender que esse conceito as questões ambientais, sociais e do envolvimento de tudo isso com a governança das empresas e das organizações em geral", disse Mindlin durante a conversa.
Lançado no dia 16 de julho, o quinto e último episódio traz Deborah Wright, presidente do Conselho de Administração do IBGC, como convidada. Ela passou grande parte de sua carreira no comando de multinacionais e de grandes grupos nacionais de controle familiar - isso em uma época em que raríssimas mulheres chegavam ao topo da pirâmide corporativa. Não por acaso, Deborah é engajada na causa da diversidade e da equidade de gênero, tema que explora nesse último episódio, explicando por que um Conselho diverso consegue fazer reflexões mais relevantes.
"Antes, existia uma percepção equivocada de que havia poucas mulheres preparadas para serem conselheiras. Evoluímos, mas ainda estamos bem longe da equidade." Deborah Wright, presidente do Conselho de Administração do IBGC
Para assistir, dê o play.
Todos os episódios do Conversas de Valor estarão disponíveis no YouTube da Jabuticaba Conteúdo, além do Spotify e do YouTube do IBGC.
Dê o play e vem pensar o futuro com a gente!



