top of page

Quatro impressos que nunca saem de moda

A produção livros, revistas, folders e relatórios anuais ainda resiste.




A transformação digital impactou o consumo de conteúdo. Peças on-line tem presença garantida em todas as ações de comunicação corporativa. Mas há alguns queridinhos impressos que nunca saem de moda e não podem ser deixados de fora. Sem falar que muitas pessoas não se adaptam a ler e-books ou pdfs em telas de celulares, e-readers e notebooks. Com isso, a demanda para produzir livros, revistas, folders e relatórios anuais ainda resiste.


Por outro lado, surpreender clientes e parceiros de negócios com impressos em reuniões e eventos especiais pode ser um diferencial. Sabe por quê? Porque nem toda a velocidade do mundo virtual substitui a experiência sensorial. Faz toda a diferença entregar um material com conteúdo interessante, atrativo, bem diagramado e que oferece uma observação real com textura, cores e imagens.



Por que eternizar histórias corporativas em livros?


Bastam alguns passos em uma livraria para perceber que as histórias de empresas e de profissionais em livros personalizados, com textos elegantes, fotos incríveis e design moderno sempre ganham destaque.


A equipe Jabuticaba Conteúdo já contou histórias de empresas de grande porte como a Rhodia. Intitulado “Rhodia - Cultura de Inovação e Legados de uma Empresa Centenária”, a obra foi produzida a pedido da Associação Ródano, que reúne ex-rhodianos orgulhosos do período em que trabalharam nessa empresa que respirava inovação, desejo de aprender e crescimento profissional. Ficou curioso e quer saber mais? Acesse aqui um blog exclusivo sobre esse livro.


Além de contar a trajetória de organizações, produzimos autobiografias de líderes empresariais. Narramos as trajetórias de executivos que fizeram a diferença durante sua jornada. Sem dúvidas, há um vasto legado corporativo a ser compartilhado com as futuras gerações. E, em breve, teremos novidades em autobiografias aqui no blog!


Veja a seguir oito bons motivos para escrever livros sobre os desafios e as conquistas de empresas e seus profissionais:

  1. Registrar o legado dos fundadores, sua história e a da organização.

  2. Perpetuar a memória, o exemplo e a inspiração dos fundadores.

  3. Elevar o senso de pertencimento dos colaboradores por meio da disseminação das realizações da empresa.

  4. Compartilhar memórias corporativas que estimulem equipes a buscar novas conquistas que sejam dignas do legado recebido.

  5. Oferecer um presente clássico para clientes, fornecedores e outros stakeholders.

  6. Publicar projetos que deixaram sua equipe orgulhosa.

  7. Eternizar conquistas e inovações.

  8. Preservar a cultura organizacional, com destaque para a missão, visão e valores.


Por que investir em revistas corporativas?


As revistas corporativas sempre são distribuídas em feiras e eventos setoriais. É raro participar deles e não sair com uma na mão ou numa linda sacola personalizada. Algumas trazem conteúdo do setor, entrevistas e novidades. Outras trazem informações atrativas intercaladas com a exposição de produtos, uma forma leve e envolvente para fortalecer uma ação comercial.


Acompanhe abaixo sete motivos pelos quais vale a pena investir em uma revista corporativa:

  1. Revista une informação e entretenimento.

  2. Em formato leve, alia chamadas impactantes, imagens, cores e notícias.

  3. Fortalece o vínculo emocional entre a marca e seus diversos públicos.

  4. Agrega valor e o senso de pertencimento com colaboradores e suas famílias.

  5. Estimula a geração de novos negócios a partir das informações divulgadas.

  6. Possibilita a disseminação de informações de interesse da empresa.

  7. Atrai, fideliza e forma leitores que se identificam com a sua empresa.


Como fazer um relatório anual?


O Relatório Anual é um documento que apresenta as principais informações de uma empresa no ano anterior: os resultados financeiros, os investimentos nas pessoas, os projetos concluídos, os desafios superados e os aspectos que ainda vão merecer atenção.

Para fazer um relatório anual, por meio de pesquisas e entrevistas realizadas com fontes da organização, equipes especializadas reúnem diversos dados numéricos e qualitativos. Como resultado, estas informações são, então, comunicadas na forma de textos, gráficos, infográficos e fotografias.


Ao reunir todo esse conteúdo, a empresa passa a contar com uma importante fonte de informações para o planejamento de seu futuro e o relacionamento com stakeholders. E, quando é pensado como relatório de sustentabilidade, o documento reflete os pilares econômico, financeiro, social e ambiental nos quais a organização se apoia.


Na Jabuticaba Conteúdo oferecemos atendimento consultivo aos nossos clientes e consolidamos em formato de relatório anual diversas informações e dados cruciais como por exemplo:

  • Contexto econômico do setor ao qual a empresa pertence

  • Estatísticas gerais sobre o mercado e o negócio

  • Apontamentos sobre qualidade e produtividade da empresa

  • Resultados dos investimentos sociais e ambientais

  • Investimentos em inovação e tecnologia

  • Equipe de profissionais desenvolvidas com investimentos em treinamento

  • Perspectivas e ações relacionadas ao futuro do negócio e planos de ampliação


Por que ter um folder criativo é um diferencial?


Por que, em plena era digital, você deveria investir em folders para a sua empresa? Porque ainda não é possível deixar de investir em mídias tradicionais off-line de apoio às áreas de relacionamento e vendas. Folders ainda são materiais de primeiro contato e que apresentam a sua organização ao público alvo, com informações relevantes sobre a marca.


Conheça abaixo os formatos de folders personalizados que podemos desenvolver para você:

  • Promocionais - Promovem produtos e serviços e podem ser usados em eventos, reuniões comerciais, feiras, escritórios, lojas, etc.

  • Institucionais - Difundem informações da empresa e fortalecem a imagem do negócio, reforçam a confiança da marca e atraem clientes.


Se você tem dúvidas sobre como produzir um folder, um livro, um relatório anual ou uma revista não se preocupe com isso! Pode deixar que a equipe de criação da Jabuticaba Conteúdo é muito criativa e desenvolverá toda a ideia, o conceito, a diagramação e a finalização de um impresso como a sua empresa precisa.


0 comentário
bottom of page