top of page

Encontro reúne influencer 60+ e sommelier para explorar o envelhecimento de pessoas e vinhos

Atualizado: há 7 dias

Clientes, parceiros e colaboradores da Jabuticaba participam de palestras degustação de vinhos de quatro terroirs sul-americanos


Heloisa Ribeiro, da ChildHood Brasil, e Andrea Lopes, do Instituto Etco: conteúdo com vinho


Rosângela Marcondes é entrevistada por Maria Tereza Gomes


Como falar sobre longevidade de uma forma leve e divertida? Juntando temas relacionados à nossa idade e temas relacionados à idade do vinho. Assim nasceu o evento “Quanto mais velho… será que fica melhor?”, realizado no dia 19 de setembro, no Espaço Jabuticaba, em São Paulo.


Era um final de tarde de quinta-feira quando a jornalista Maria Tereza Gomes, CEO da Jabuticaba, fez uma breve apresentação sobre o envelhecimento global da população, destacando a alta velocidade com que esse fenômeno está ocorrendo no Brasil. Em seguida, ela mediou o talk show “É preciso saber viver”, com a influencer 60+ Rosângela Marcondes, do perfil @it_avo. Depois, foi a vez da sommelier Andrea Beller falar, dona da consultoria BellerWine, sobre os aspectos do envelhecimento do vinho, desde as vinhas velhas até as barricas de carvalho.


O evento reuniu clientes, parceiros e funcionários da Jabuticaba. Rosângela falou sobre questões do seu envelhecimento, como a decisão de evitar intervenções na face, mas também sugeriu que as empresas ouçam os mais velhos ao desenvolver produtos para esse público. “Eu falo para os bancos, eu falo para as grandes empresas: convidem os velhos, cheguem mais perto de nós. De repente, a sua ideia é maravilhosa para você, mas não é o que queremos ou precisamos.”


Saiba mais sobre as posições de Rosângela sobre etarismo na entrevista publicada neste blog, na qual ela fala sobre o letramento etário. Em relação à palavra “idosa”, diz: "Eu prefiro velha"


A sommelier Andrea Beller fala sobre o processo de envelhecimento dos vinhos


Já Andrea Beller dividiu sua apresentação inicial em três temas: as vinhas velhas (“elas não sofrem velhofobia porque, quanto mais velhas ficam, mais são valorizadas”), o barril de madeira para envelhecimento de vinho, e os vinhos de guarda, que continuam ótimos depois de décadas. Ela também falou sobre a importância do estresse hídrico: “O ideal é que a videira esteja plantada em um local onde tenha água, mas não o suficiente para crescer muito. Os produtores chegam a desejar que as videiras passem por estresse hídrico, para que produzam uvas menores e mais concentradas, com água, açúcar e acidez.”


Andrea também deu dicas importantes para o consumo de vinho, como a temperatura ideal para servir cada tipo. “O vinho branco deve ser servido mais geladinho, o espumante mais gelado que o vinho branco, e o tinto pode ir para a geladeira, mas deve ser retirado uma hora ou meia hora antes de abrir, dependendo da temperatura ambiente.” Ela é contra o excesso de regras que podem tirar o prazer de beber. “E se você tomar um vinho que não está na temperatura ideal, mas gostar? Beleza, é isso que importa.”


Os convidados degustaram quatro vinhos: um espumante brasileiro da Casa Perini, um branco uruguaio da Bodega Garzón, um malbec argentino da Bodega Las Hormigas, e um cabernet sauvignon chileno da Viu Manent. “O meu lema é: beber vinho é sempre melhor do que ficar falando de vinho”, disse a sommelier ao iniciar a degustação. Para Marilene Iamauti, gerente de sustentabilidade do inPEV, “O vinho foi só a cereja do bolo (do evento)! Os assuntos tratados e o cuidado com cada detalhe encantaram!”. Já Katia Gianone, vice-presidente de comunicação para América Latina e Caribe da SAP, comentou: “Me senti em casa e adorei a oportunidade de conhecer a Rosângela Marcondes e a Andrea Beller”.

 

A seguir, alguns momentos especiais registrados durante esse evento memorável no Espaço Jabuticaba

Convidados brindam durante a degustação

Momento para celebrar a vida

Manoel Horácio para Andrea Menezes, presidente do conselho de administração das Lojas Marisa, um exemplar do livro O Equilibrista, no qual conta sua trajetória como CEO de grandes empresas

Danilo Sanches, gerente de conteúdo da Jabuticaba, assumiu seu lado como músico profissional e fez a trilha sonora da degustação: referências sobre o tempo.

Equipe Jabuticaba

Carlos Castro, CEO da SuperRico (entre Thaís Garcia, dona da Printmil, e de Marilene Iamauti, do inpEv), é servido por Gabriela Serra, sócia e diretora operacional da Jabuticaba: para levar ainda mais acolhimento aos convidades, profissionais da casa serviram os convidados.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page