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INSIDERS 2023 DESTACA SEIS PROTAGONISTAS DA COMUNICAÇÃO DE PROJETOS DE ESG

Atualizado: 27 de out. de 2023

Segunda temporada da websérie apresenta cases das empresas LATAM Airlines, União Química, Toyota, Avon, Ultracargo e BRF




Episódio 7 apresenta os seis protagonistas juntos, numa aula sobre a comunicação de projetos ESG


A websérie Insiders, uma produção da Jabuticaba Conteúdo com a curadoria de conteúdo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), está de volta, agora para destacar profissionais que trabalham na comunicação de projetos de ESG (meio ambiente, social e governança). Desta vez, os cases são da LATAM Airlines, União Química, Toyota, Avon, Ultracargo e BRF e estão sendo lancados semanalmente nas redes sociais tanto da Jabuticaba quanto da Aberje desde 30 de agosto.

Em 2022, os seis casos de Insiders apresentaram os protagonistas da comunicação interna na Bayer, Votorantim Cimentos, Vivo, iFood, Dow e Siemens (veja os vídeos aqui). Todas as empresas participantes das duas temporadas são associadas da Aberje. Para esta temporada de 2023, a websérie tem três objetivos: apresentar profissionais que se sobressaem na comunicação da agenda ESG, reconhecer empresas que dialogam com seus diversos stakeholders e inspirar outros profissionais a usarem o poder da comunicação na construção de um mundo mais sustentável.

Detalhes da gravação na Avon

ESG é sobre gerar valor para o negócio e, ao mesmo tempo, fortalecer o meio ambiente e as comunidades que nos cercam. É também sobre transparência, um dos pilares da governança. E quando falamos de transparência, precisamos falar de comunicação

Maria Tereza Gomes, CEO da Jabuticaba Conteúdo.

 
Na segunda temporada da parceria entre a Aberje e a Jabuticaba Conteúdo, a websérie Insiders lança um foco revelador sobre o papel da comunicação na agenda ESG. Vemos que as empresas no Brasil têm se sofisticado na abordagem de temas ambientais, sociais e de governança, e grande parte dessa transformação se deve aos profissionais de comunicação. A websérie traz alguns exemplos muito interessantes de nossas associadas sobre como engajar os públicos em cada uma das letras”,
Hamilton Santos, diretor-executivo da Aberje.
 

Para saber mais sobre comunicação para ESG, leia outros artigos publicados neste blog:

 

CASES MOSTRAM QUE COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS REQUER TRANSPARÊNCIA


Cada uma das 3 letras que compõem a sigla ESG ganhou dois episódios: um para relatar a comunicação feita para dentro da empresa e outro dedicado à comunicação com os stakeholders externos. Aqui, um resumo de cada um dos seis episódios:

Episódio 1 | Comunicando o E para dentro

Empresa: LATAM Airlines

Caso:“Embaixadores da sustentabilidade”

Protagonista: Ligia Sato Paccioni



No primeiro vídeo da série, Ligia Sato Paccioni, gerente de sustentabilidade na LATAM Airlines Brasil, apresenta o programa “Embaixadores da sustentabilidade”, criado para sustentar a estratégia ESG da empresa aérea. Foram utilizadas ferramentas de comunicação segmentadas para atingir diferentes grupos de colaboradores. Hoje, o programa conta com cerca de 400 pessoas engajadas, atuando como pontos-focais: disseminam as informações nas pontas e identificam oportunidades de melhoria em sustentabilidade. “A comunicação foi vital nesse processo, ajudando na formulação, capacitação, informação e divulgação das iniciativas. O aprendizado é contínuo”, assinala Ligia.

Data de lançamento: 30/8/2023

 

Episódio 2 | Comunicando o E para fora

Empresa: União Química

Caso:“Sementes da transformação”

Protagonista: Juliana de Freitas Correa



Com o título “Sementes da transformação”, Juliana de Freitas Correa, analista de comunicação sênior na farmacêutica União Química, nos conta como a comunicação se envolveu no projeto “Raízes da União”, cuja meta é plantar 1 milhão de árvores em 5 anos em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Para viabilização do projeto, a empresa fez parceria com institutos de reflorestamento e a comunicação atuou no treinamento e capacitação das lideranças, na organização de eventos com colaboradores, comunidades locais e jornalistas. O resultado da ação mostra que o “Raízes da União” aumentou a percepção de imagem da marca associada ao tema da sustentabilidade. Na avaliação de Juliana, graças a esse projeto, a União Química deixou de ser no profile para se tornar low profile. “O sucesso das iniciativas mostra que estamos no caminho certo.”

Data de lançamento: 6/9/2023

 

Episódio 3 | Comunicando o S para dentro

Empresa: Toyota

Caso: “Costuras da Vida”

Protagonista: Otacilio do Nascimento


A comunicação na Toyota tem como premissa sempre priorizar os funcionários. Por isso, a empresa foca na divulgação de informações estratégicas por meio das lideranças que fazem o cascateamento das informações até a operação. “À medida que há envolvimento e engajamento dos funcionários, eles se tornam embaixadores da informação para fora da empresa e de forma responsável”, diz Otacilio do Nascimento, gerente de Comunicação Institucional da Toyota. Ele cita o projeto Re Tornar que já beneficiou 2 mil costureiras que reutilizam resíduos da fábrica para produzir mochilas, bolsas e outras peças. A comunicação atuou para que o Re Tornar fosse conhecido dos parceiros, fornecedores e do mercado. “A comunicação foi importante para fazer a transformação do projeto, tornando-o conhecido no Brasil inteiro, pois se trata de um legado social, que transforma vidas”, pontua.

Data de lançamento: 13/9/2023

 

Episódio 4|Comunicando o S para fora

Empresa: Avon

Caso:“Histórias que mudam a história”

Protagonista: Janaína Gomes


Como a Avon comunica o S para além de seus muros? É o que nos mostra Janaína Gomes, gerente de Relações Públicas e Comunicação Externa na Avon e na Natura Brasil. Ela destaca que a comunicação foi importante para amplificar as histórias do movimento #EssaÉMinhaCor, acelerar as metas do compromisso antirracismo e do programa Diva (que visa principalmente contratar e desenvolver mulheres negras na companhia). “A estratégia adotada foi focar nos formadores de opinião (imprensa e influenciadores) para reafirmar a reputação da marca, tornando a empresa inspiração em muitos momentos na mídia quando se aborda o tema antirracismo e de valorização da cor negra.” Para Janaína, “o sucesso da comunicação de ESG também está atrelado a porta-vozes que acreditem e, principalmente, vivenciam o propósito da empresa”.

Data de lançamento: 20/9/2023


Episódio 5 | Comunicando o G para dentro

Empresa: Ultracargo

Caso: "Guardiões da coerência"

Protagonista: Fernanda Guedes




Fernanda Guedes, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, pertencente ao Grupo Ultra, é a protagonista do episódio sobre comunicação de governança para o público interno.

“Como se trata de questões difíceis, com conceitos complexos, o papel da comunicação é decodificar e adaptar as mensagens para o público interno, que é bastante diverso”, diz. Para atender esse público, a equipe lança mão de diversas ferramentas digitais e analógicas (murais). Também usou peças lúdicas e gamificação. A preocupação era fazer com que mensagem chegasse de forma transparente e compreensível para todas as pessoas.

Data de lançamento: 27/9/2023


Episódio 6 | Comunicando o G para fora

Empresa: BRF

Caso: "Jornada pela transparência"

Protagonista: Rafael Conejo




Rafael Conejo, gerente de Comunicação Corporativa e de Marca Corporativa na BRF, mostra neste sexto episódio da série como a comunicação foi imprescindível para resgatar a reputação de uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Depois que foi envolvida em escândalos como o “carne fraca”, em 2018, no qual foi acusada de pagar propina para auditores fiscais, a BRF estruturou um plano robusto de Governança, criou um programa interno para fomentar a cultura de integridade, ética e transparência e passou a divulgar nas plataformas digitais e na mídia conteúdos sobre boas práticas e ações de integridade. “A comunicação com os stakeholders sempre foi feita de forma transparente e se intensificou ainda mais a partir daquele episódio”, destaca Rafael. A comunicação também trabalha para evitar a prática do greenwashing já que, segundo Rafael, todas as informações da BRF são comprovadas “por dados e fatos verídicos, cálculos e previsões de fontes confiáveis.” Data de lançamento: 4/10/2023



Profissional da Equipe Jabuticaba durante gravação

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