top of page

A importância do design no conteúdo



Na hora da leitura, o que prende mais sua atenção em um texto?

Pois saiba que a atratividade da leitura está ligada ao design. Ele é o conjunto de elementos visuais como tipografia, cores, alinhamento e imagens de um texto. Deve ser pensado não apenas como a parte estética, mas alinhado às regras editoriais de cada publicação para que a mensagem, impressa ou digital, seja absorvida com clareza.

Cabe ao designer gráfico (profissional que trabalha com design de conteúdo e marcas) senso e criatividade para criar um conjunto de elementos gráficos capaz de impactar o leitor. Lembra da frase “o que os olhos não veem o coração não sente”? Ela pode muito bem ser aplicada neste contexto. Um design criativo tem a função de agregar valor ao conteúdo, seja de jornal, revista, livro ou ainda folder e site, causando ao público leitor uma boa e agradável experiência de leitura imersiva – aquela que prende os olhos e a atenção, proporcionando momentos prazerosos de leitura.


Tipos de design de conteúdo (ou editorial) mais conhecidos:

Livros – Aqui, o design segue regras bastante estabelecidas de paginação, estrutura do texto, forma da capa. Sua formatação serve como base para outros tipos de publicações.


Revista – É uma área mais moderna do design, pois proporciona uma liberdade criativa para determinar posicionamento dos textos, cor, tipo de arte, entre outros elementos, que serão utilizados.


Jornal – Assim como o livro, representa uma parte mais tradicional do design editorial. A diagramação é bem mais restrita e deve seguir regras específicas da área, como hierarquização de matérias pela sua importância.

E-books e publicações digitais – A computação gráfica se tornou mais exigida para a editoração, fazendo com que outras formas de criar publicações que antes não tinham necessidade de ser impressas agora sejam consideradas nos projetos digitais. É o caso dos e-books, infográficos e outros tipos de conteúdos digitais. Muitos seguem algumas regras dos materiais impressos, mas têm um design mais solto e criativo.

Folder – Muito usado pela área de Marketing, essa é uma peça gráfica importante para divulgação de empresas, seus produtos e soluções. Nele, o logotipo é item essencial e as cores usadas devem ser as mesmas da marca. As imagens devem ser reais ou de bancos de imagem licenciados, sempre com ótima resolução. A escolha de um papel nobre e o acabamento completam a elegância que um folder deve ter.

Cartilhas – Por ser material didático e educativo, o design tem papel importante para expor de forma lúdica os temas importantes que precisam ser memorizados. Junto com uma linguagem leve e descontraída, faz com que a cartilha cumpra o propósito de informar e e educar.


Site– A simplicidade do design é fundamental para garantir que o usuário encontre todas as informações rapidamente em um site institucional. Um bom site deve representar a identidade visual da empresa de forma objetiva; cabe ao web designer o desenvolvimento do layout que inclui elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram nas páginas de um site.

bottom of page