top of page

Violência sexual contra crianças e adolescentes: informar para prevenir

O Programa Na Mão Certa, da ChildHood Brasil, leva educação continuada para profissionais do transporte de carga e os convida a atuar como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Trilhas produzidas pela Jabuticaba já tiveram mais de 100 mil acessos

ree

Na trilha 13, sobre paternidade, o caminhoneiro Alexandre Rodrigues, da JadLog, entrevista Luciano Ramos, do Instituto Mapear: exploração sexual nas estradas é tema transversal nas trilhas



Depois da minissérie Adolescência, da Netflix, que estreou em março no Brasil, a discussão sobre os riscos da internet para crianças e adolescentes voltou com força. E isso se intensificou ainda mais no começo de agosto, quando o vídeo “Adultização” do youtuber paranaense Felca (Felipe Bressanim Pereira), viralizou e alcançou 49 milhões de visualização apenas no YouTube, número que continua aumentando.


O cenário é estarrecedor. A SaferNet Brasil, ONG criada em 2005 para a promoção e a defesa dos direitos humanos na internet, declarou que o vídeo de Felca provocou uma enxurrada de denúncias: segundo o site da instituição, mais da metade dos 6 mil registros feitos em agosto ocorreram depois da viralização do vídeo. De janeiro e julho deste ano foram recebidas 49.336 denúncias anônimas de abuso e exploração sexual infantil - 18,9% mais do que o apurado no mesmo período de 2024.


Caminho sem volta Felca escancarou um assunto sensível e gravíssimo: a exploração sexual de crianças e adolescentes nas redes sociais. Esse, aliás, é um tema que está na pauta da Childhood Brasil, organização fundada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, cuja missão é inspirar, promover e desenvolver soluções para erradicar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Pelo seu histórico de atuação, a Childhood Brasil está na lista de links que Felca postou ao final de seu vídeo para pedir doações. 

   Simultaneamente à atuação por uma nova legislação que proteja crianças e adolescentes da violência digital, a Childhood Brasil continua trabalhando pela prevenção dos mesmos crimes na vida real.


A organização mantém, por exemplo, o Programa Na Mão Certa, que foi criado em 2006 com o objetivo de sensibilizar e de mobilizar pessoas, empresas, governos e organizações da sociedade civil para a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Trata-se de uma iniciativa que, hoje, conta com a adesão de 412 empresas e de 63 entidades empresariais. 

Uma das soluções do Programa Na Mão Certa é a frente de educação continuada desenvolvida para sensibilizar profissionais do transporte de carga a atuar como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no combate à exploração sexual nas rodovias brasileiras. A educação continuada é aplicada por multiplicadores treinados pelo Programa, em rodas de conversa e em ações virtuais, nas quais se destaca o Juntos Na Mão Certa, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para profissionais do transporte rodoviário de carga, com trilhas que trazem dicas sobre saúde, melhoria da qualidade de vida, fortalecimento do convívio familiar, finanças pessoais e, de forma transversal, conteúdo para reforçar a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.


Desde 2020, Jabuticaba é parceira da Childhood Brasil na produção dessas trilhas de conhecimento, que podem ser acessadas pelo celular de qualquer lugar do país. Até o momento, treze trilhas foram publicadas em uma plataforma de ensino a distância, e já tiveram quase 100 mil acessos. E mais importante: uma vez acessadas, a performance de conclusão média está acima de 90%. Agora, a Jabuticaba está preparando a 14ª trilha que, oportunamente, vai abordar a violência sexual digital contra crianças e adolescentes.

 

 
 
LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page