top of page

Vídeo institucional: conteúdos complexos em minutos, a especialidade da Jabuticaba desde 2010

Atualizado: 4 de dez. de 2025

O recado da empresa para a sociedade requer uma boa história, lindas imagens e apuro técnico em todas as etapas - na produção, gravação e edição. Clique na imagem abaixo para entender do que estamos falando


Contar os 100 anos da GE no Brasil em três minutos? Explicar em menos de 2 minutos a complexidade do Grupo Votorantim, que administra mais de uma dezena de empresas? Desde 2010 anos empresas como essas gigantes procuram a Jabuticaba para resolver uma dor comum, que aperta quando elas precisam mostrar a que vieram - não só para o público interno, mas para o mercado também. Elas chegam com o pedido na ponta da língua: querem um vídeo institucional curto, bonito, impactante, emocionante e que conte em poucos minutos a missão, os valores, os diferenciais de mercado. O que a empresa faz e o impacto no mercado, na sociedade, no planeta... É difícil? Sem dúvida, porque, é preciso contar uma história emocionante e que faça sentido para quem está do outro lado da telinha (ou telona). Mas, afinal, qual é o segredo para criar um vídeo "campeão de audiência"? No caso da Jabuticaba, é o storytelling, que é a base do nosso trabalho - tanto que a gente desenvolveu o nosso próprio método de contar uma boa história. O storytelling está presente do roteiro à ilha de edição, pela escolha das imagens, do conteúdo dos letterings, da trilha sonora etc - tudo isso precisa conversar. A grande vantagem do storytelling é ajudar a simplicar temas complexos. Da porta para dentro também E como aqui na Jabuticaba não tem aquela de "casa de ferreiro, espeto de pau", os nossos vídeos institucionais são tão caprichados quanto os que entregamos para os nossos clientes. O último, aliás, acabou de ficar pronto. Maria Tereza Gomes, fundadora e CEO da Jabuticaba, escreveu o roteiro. "Dessa vez, resolvi explorar a nossa vocação para contar histórias. Nós já produzimos mais de 3.800 vídeos, mas as boas histórias também estão nos textos, no design e nas fotos", explica. Depois, Ricardo Tadashi, nosso CAIO (Chief Artificial Intelligence Officer), que entrou na Jabuticaba como editor de vídeos, assumiu a missão de dar vida à fusão de texto, imagens e sons.

Ele diz que levou alguns dias até chegar a um resultado que o deixasse satisfeito. E que o ponto de partida é ver muitos vídeos, de diferentes estilos, formatos e propósito - desde institucionais clássicos até produções completamente inovadoras. A ideia é ver o maior número de referências possível para encontrar o caminho criativo.

"Por ser um conteúdo corporativo, o vídeo institucional precisa ser mais sóbrio, claro, mas também tem que sensibilizar e impactar. A ideia é que as pessoas digam 'uau!'", Ricardo Tadashi,  CAIO Jabuticaba

A pesquisa de imagens é outro passo importante da produção de um vídeo - no caso do nosso institucional, todas são da Jabuticaba. "Arquivos reais, registros do nosso dia a dia, luz natural, sem pose. Imagens que nos representam de verdade", conta Tadashi. A escolha da trilha foi outra etapa trabalhosa, já que foi preciso testar várias músicas. E, além disso, algumas coisas foram resolvidas ao longo do processo, como a decisão de começar só com imagens de pessoas, por exemplo. O resultado não poderia ter nos deixado mais felizes. Tomara que você goste também.


Veja outros vídeos institucionais da Jabuticaba

Institucional (2022) -https://vimeo.com/749737047




LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page