Vamos falar sobre compliance?

Compliance em tempos de pandemia exigiu que procedimentos remotos fossem implantados às pressas e eventuais treinamentos, improvisados.



Compliance tem tido cadeira cativa em reuniões e treinamentos corporativos. Embora todos saibam que devem agir com ética e seguir o código de conduta da empresa para a qual trabalham, vira e mexe surgem dúvidas. Ainda mais em tempos de pandemia, em que o home office inesperado exigiu que procedimentos remotos fossem implantados às pressas e eventuais treinamentos, improvisados.

Estamos há mais de dois meses em isolamento social no país e, apesar da pequena e gradual abertura prevista, muitas empresas já se manifestaram que devem continuar trabalhando à distância. Esse cenário ressalta a importância de que a comunicação sobre compliance seja clara, simples e objetiva. A recomendação para alcançar os diferentes perfis de funcionários é pensar em soluções integradas e diversas: vídeos (veja abaixo, exemplo produzido para o Bradesco), apresentações, treinamentos online, conteúdo impresso, podcast, entre outros.



Veja a seguir 9 dicas para elaborar um conteúdo de compliance eficiente:

  1. O ponto principal é buscar meios para que toda a equipe tenha acesso ao mesmo conteúdo sobre o que é compliance e sua importância para a empresa. Treinamentos à distância prontos podem então facilitar esta etapa conceitual (aqui na Jabuticaba temos uma sugestão para sua empresa)

  2. Na sequência, vale apresentar as condutas mais importantes durante o isolamento social. Contudo, mesmo que alguns pontos possam parecer óbvios como não usar e-mails pessoais ou não salvar arquivos da empresa em notebooks particulares, devem ser ressaltados. Lembre-se: há riscos e fraudes que podem passar despercebidos por mero desconhecimento.

  3. Aposte em “pílulas” de conteúdo. Ou seja, explorar todas as informações sobre compliance de uma única vez, pode ser cansativo e limitar a compreensão. Este recurso permite também retomar e enfatizar conhecimentos de formas diferentes, garantindo o objetivo desejado.

  4. Tenha cuidado com a linguagem usada em textos e vídeos. Termos técnicos e jurídicos podem afastar o interesse das pessoas.

  5. Envolva os colaboradores durante o processo. Quizzes, gamification e outros desafios online ajudam a memorizar conceitos e tornam o aprendizado mais ágil e didático. Ou seja, o lúdico e o criativo sempre fazem sucesso em treinamentos.

  6. Divulgue as boas práticas já implantadas na empresa. Dê exemplos de situações do dia a dia de como as normas e os procedimentos podem ser aplicados pelos funcionários.

  7. É importante que todos conheçam seu papel e suas responsabilidades dentro do programa de compliance da empresa. Dessa forma, elaborar conteúdo especial para diferentes áreas, com linguagem adequada a cada grupo, é um diferencial.

  8. Compartilhe todo o conteúdo de compliance exclusivamente via canais de comunicação corporativos. De fato, essa é uma forma de manter a coerência e incentivar que, durante o home office, os funcionários evitem o uso de meios de comunicação inadequados como Whatsapp pessoal para interagir com colegas, clientes e fornecedores.

  9. Por fim, inclua em todo conteúdo, caso existam, canais para sugestões, dúvidas e eventuais denúncias.

Para mais informações, acesse www.jabuticabaconteudo.com.br ou mande e-mail para jabuticaba@jabuticabaconteudo.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo