Tendência 2026 para vídeos corporativos: vertical e de curta duração
- Jabuticaba Conteúdo
- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Conteúdos de menos de um minuto, como uma mensagem de boas-vindas ou para apresentar um produto, estão em alta no mundo todo
A popularização dos smartphones e a explosão das redes sociais criaram um novo ambiente de informação e de consumo, em que a velocidade e o foco dão as cartas. É nesse cenário que vídeos curtos e verticais se encaixam perfeitamente, inclusive quando se trata de conteúdo corporativo para stakeholders externos.
Um relatório da plataforma de CRM HubSpot feito em 2025 revelou que 69% dos 770 profissionais de marketing entrevistados planejam investir mais em vídeos verticais de até um minuto. Segundo o mesmo estudo, em comparação com outros formatos, essas características impulsionam 2,5 vezes mais visualizações em plataformas mobile.
Quando apostar em vídeos verticais e curtos?
O mais importante é saber contar bem a história, já que todo vídeo tem a duração que o conteúdo merece, e também pensar no público-alvo, claro. Existem algumas “regras” que ajudam a fazer a melhor escolha. Por exemplo: conteúdo institucional para site, landing page ou YouTube podem - e devem - ser horizontais e mais longos. O mesmo vale para vídeos produzidos para eventos e telas de computador e TV.
Um levantamento realizado pela plataforma global de dados e inteligência de negócios Statista, apontou que, ano passado, os vídeos verticais em geral responderam por 60% do tráfego mundial de vídeo móvel, graças ao TikTok e Reels, que priorizam imersão total na tela.
Já para vídeos que serão veiculados em outras plataformas, curta duração e formato vertical dão conta do recado. Veja algumas opções:
redes sociais (Instagram Reels, TikTok, LinkedIn) - perfeitos para dicas rápidas de produtos, bastidores da equipe ou depoimentos de 15-30 segundos.
YouTube Shorts e LinkedIn (carrosséis) - conteúdo educativo corporativo, como tutoriais de 60 segundos ou cases de sucesso.
WhatsApp e Messenger - vídeos curtos, de fácil compartilhamento.
vlogs internos ou de influenciadores parceiros - humaniza a marca ao mostrar, por exemplo, algumas rotinas da empresa em menos de um minuto
anúncios curtos pagos - ideais para promoções ou chamadas para ação em Stories/Reels, com duração de até 15 segundos.





