Inovação sem propósito não tem sentido
- Jabuticaba Conteúdo
- 7 de mai.
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Atualizado: há 4 dias
E sem autenticidade não há engajamento nem dentro nem fora das redes. Essas foram algumas das discussões do Web Summit Rio. A Jabuticaba estava lá - e aprendeu muito!

Maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, o Web Summit aconteceu de 27 a 30 de abril no Rio de Janeiro. Este ano, foram 1.400 startups e mais de 34 mil participantes de 102 países.
Ricardo Tadashi, CAIO (Chief Artificial Intelligence Officer) da Jabuticaba Conteúdo, foi ao Web Summit pela primeira vez, e gostou muito do que viu e ouviu. A inteligência artificial, claro, foi o centro de muitas das discussões que aconteceram durante o encontro.
“Para mim, ficou ainda mais claro que, apesar de seu potencial, a IA não gera transformações sozinha. É o olhar humano que direciona e dá sentido ao uso dessas ferramentas. Aliás, qualquer tipo de inovação tem que vir atrelada a impacto e propósito”, Ricardo Tadashi, CAIO Jabuticaba Conteúdo
Outro debate interessante, segundo Tadashi, foi sobre a chamada Economia dos Criadores, que é movimentada por profissionais independentes que produzem conteúdo digital e ganham dinheiro com isso. Para esse bloco, o Web Summit convidou Jade Picon e Hugo Gloss, dois influencers com 21,5 milhões de seguidores cada um, e Ivete Sangalo, que tem 36,8 milhões de seguidores. Os três reforçaram que autenticidade é a palavra-chave nesse tipo de interação. “Isso tem muito a ver com o storytelling, a base do trabalho que fazemos na Jabuticaba. A gente está sempre atrás de boas histórias e de contá-las com verdade e emoção, porque acreditamos que isso atrai a atenção das pessoas, além de garantir um conteúdo com muito mais qualidade”, disse Tadashi.
Para Klaus Bernhoeft, Diretor de Criação da Jabuticaba, o Web Summit foi uma oportunidade única de reflexão e conta que voltouo com uma visão ampliada sobre o futuro da comunicação. "Adaptar-se rapidamente aos novos formatos e integrar a IA aos processos deixou de ser opção — é uma necessidade. Inovação é obrigação. Ninguém pode se dar ao luxo de ficar parado".