top of page

Quando usar animação em vídeo?

Animação dá leveza ao seus vídeos



Vídeos produzidos com animação – seja em 2D ou 3D – estão mais presentes em nossas vidas do que a gente imagina. É então um engano pensar que, por ser uma técnica lúdica, só serve para o público infantil. Há espaço para animação em todas as mídias: vídeos curtos para Whatsapp e redes sociais, comerciais de 30 segundos para a televisão, campanhas de marketing online, canais corporativos, treinamentos e assim por diante.

Também conhecidos como Motion Graphics, os vídeos de animação permitem que a imaginação na criação de roteiros não tenha limites. Dessa forma, é possível deixar as ideias voarem livremente por ambientes e histórias que independem de cenário, vestuário, atores, clima ou deslocamento. Praticamente tudo pode ser apresentado por meio de personagens, elementos gráficos e narrativas bem roteirizadas.



As vantagens da animação para os vídeos da sua empresa

Às vezes uma empresa precisa transmitir para sua equipe uma mensagem complexa e repleta de dados. E, claro, tudo isso torna a produção de vídeos desafiadora. Como explicar temas difíceis em pouco tempo? Porém, é justamente aí que a animação se destaca. Elementos gráficos como textos, círculos, quadrados, setas, personagens, grafismos e ícones, que se movem na tela com leveza, são capazes de compartilhar um conteúdo denso e ainda prender a atenção de quem assiste.


Assuntos delicados ou polêmicos também fazem sucesso em vídeos animados. Ou seja, a técnica permite criar tutoriais, ilustrações e infográficos para facilitar a compreensão. Foi o caso do nosso cliente Conviva Educação, que nos demandou um vídeo com animação para falar sobre a transição de equipes nas Secretarias Municipais de Educação nas mudanças de governo. Nele, incluíram orientações para uma passagem de bastão eficiente e para a construção do memorial de gestão, com as ações, projetos e documentos necessários aos novos gestores. Para assistir clique aqui.



Animação dá leveza ao seu conteúdo em vídeo

Outro exemplo é uma animação 2D que criamos para o Bradesco para falar sobre o Programa Integridade. Em poucos minutos, empregados e fornecedores ficam sabendo sobre as práticas, normas e condutas de integridade, compliance e ética adotadas pelo banco. Veja aqui então como narramos as informações e ainda incluímos tradução em libras na edição.


Animação é uma excelente alternativa para produzir vídeos que usam ferramentas de storytelling, técnica para narrar histórias de maneira envolvente e emocionante. Às vezes, o resultado fala tanto por si só que a locução pode tranquilamente dar lugar a uma linda trilha sonora. E, se necessário, a mensagem pode ser fracionada em mais de um vídeo e dar origem a uma websérie com vários episódios. Aliás, mesclar imagens reais com elementos visuais ou personagens pode ser uma ideia bem interessante.

Agora nos conte uma coisa: já pensou em transmitir uma mensagem importante para seus funcionários usando como recurso com animações que podem ser facilmente compartilhadas e assistidas? Quer saber mais? Entre em contato conosco em jabuticaba@jabuticabaconteudo.com.br .







0 comentário
bottom of page