top of page

Vídeos produzidos pela Jabuticaba sobre greenwashing estão na COP-30

Projeto em parceria com Pacto Global-Rede Brasil reforça a importância de uma comunicação transparente dos compromissos climáticos das empresas


Assista ao vídeo que explica as fronteiras entre o greenwashing e a transparência

No começo de 2025, o Pacto Global - Rede Brasil lançou a iniciativa Combate ao Greenwashing de capacitação das empresas para que alinhem sua comunicação às melhores práticas internacionais. O projeto completo inclui webinars, toolkit online e vídeos. Numa parceria inédita, a Jabuticaba produziu dois vídeos sobre o tema. O primeiro explica que greenwashing é quando uma empresa, marca ou produto se diz ambientalmente responsável, mas, na prática, não é bem assim.  O segundo vídeo fala sobre normas e regulamentações contra o greenwashing existentes no Brasil e no exterior.


Para a Jabuticaba Conteúdo, empresa signatária do Pacto desde 2024, que atua na produção de conteúdo para comunicação corporativa e EAD, o combate ao greenwashing deve estar presente em todos os vídeos, textos e imagens produzidos. Transparência e integridade nas mensagens sobre sustentabilidade são essenciais para proteger a reputação dos clientes. Comunicar ações reais com clareza fortalece a confiança e estimula uma cultura ética e responsável. Por isso, faz todo sentido a empresa estar alinhada ao Pacto Global – Rede Brasil nessa iniciativa de combate ao greenwashing, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade genuína.


O greenwashing, explica o roteiro do vídeo 1, "é como passar uma 'maquiagem verde' para parecer sustentável e conquistar o consumidor preocupado com o meio ambiente, ou distorcer fatos para enganar investidores — sem mudar o que realmente importa". "Relatórios padronizados, como os da Global Reporting Initiative e das normas do ISSB, ajudam a aumentar a transparência e a responsabilização das empresas", explica o vídeo 2. "No Brasil, além da CVM e do Banco Central, que já cobram práticas de reporte ESG, o CONAR também atua contra propagandas enganosas relacionadas à sustentabilidade."


Entre outras coisas, o projeto do Pacto Global - Rede Brasil defende a crescente necessidade de transparência na comunicação dos compromissos climáticos da empresa.

O segundo vídeo apresenta as ferramentas e instituições de combate à desinformação sobre compromissos climáticos


O greenwashing é uma prática que tem impacto nos consumidores, nos investidores e na sociedade em geral. Sem falar nos prejuízos para a imagem e a credibilidade da marca. Para cumprir seu papel, a comunicação corporativa deve alinhar o discurso à prática e se apoiar em dados confiáveis, auditáveis e comparáveis - assim, não haverá dúvidas sobre a veracidade da mensagem.



ree


 
 
LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page