Os benefícios de usar vídeos na comunicação corporativa

Como produzir conteúdo audiovisual que chame a atenção do público-alvo




Apostar em vídeos na comunicação digital da sua empresa, sem dúvidas, é uma boa estratégia. E a audiência de peso do YouTube, principal buscador de vídeos do mundo, não nos deixa mentir: são mais de 105 milhões de espectadores por mês. Além disso, vale dizer que 82% do tráfego da internet é gerado por vídeos e que 80% dos usuários preferem assistir conteúdo audiovisual a ler um texto online, por exemplo.


Os dados são de pesquisa realizada pela Cisco, que aponta também que o Brasil, além de ser o segundo país que mais passa tempo em redes sociais, é o segundo maior mercado para o YouTube no que diz respeito ao número de horas de vídeo assistidas.


Atualmente, as pessoas têm acesso a uma infinidade de informações on-line. Portanto, o seu conteúdo precisa se destacar para receber a atenção do seu público-alvo. Afinal, não é qualquer produção que retém a atenção da audiência por mais do que alguns instantes. É imprescindível utilizar técnicas de storytelling para ter uma narrativa envolvente, atrativa e emocionante (para saber mais, acesse aqui). Salvo exceções, os vídeos que geram uma considerável quantidade de views são aqueles elaborados com roteiros criativos, produção especializada e edição criteriosa.



Quando e por que vale a pena investir em vídeos?


Vídeos costumam ser um bom investimento para as atividades de comunicação corporativa, seja para alcançar um público interno ou externo. Veja algumas situações em que a produção de vídeos vale a pena:

  • Mensagens institucionais

  • Divulgar novidades e lançamentos de produtos ou serviços

  • Ações de relacionamento para clientes e parceiros

  • Cobertura de eventos, palestras e webinars

  • Comunicação interna

  • Reforçar políticas e valores corporativos

  • Palavra do presidente e/ou mensagem da liderança

  • Treinamento e capacitação de colaboradores

  • Comunicar regras e regulamentações de trabalho

  • Apresentar políticas de diversidade, governança e integridade

  • Relações institucionais para informar acionistas e outros stakeholders sobre conquistas e resultados operacionais


De uma maneira geral, a produção de um vídeo corporativo alcança seu objetivo quando possui uma mensagem que fala a “língua” de seu público alvo. De nada adianta, por exemplo, ser repleto de explicações técnicas e formalidades, se quem deverá assisti-lo não se comunica dessa maneira.


Outro ponto importante é a elaboração de um plano de divulgação especial para cada vídeo produzido. Para atingir seu sucesso, o conteúdo deve ser disponibilizado nos ambientes on-line em que seu público-alvo tende a marcar presença. Podem ser redes sociais, canais de streaming, portais segmentados, grupos de mensagens, a intranet de uma empresa, entre outros.



5 motivos para sua empresa usar vídeos em comunicação corporativa


Se você leu este blog até aqui e ainda tem dúvidas quando um vídeo é um formato de comunicação adequado para sua empresa, seguem cinco motivos para te ajudar nessa tomada de decisão:


1 – Fortalecem a cultura organizacional

Vídeos resumem em poucos minutos a missão, a visão e os valores da sua empresa. Em vez de apenas contar, mostram de forma objetiva como é a sua cultura organizacional.


2 - Otimizam verbas

Um único vídeo pode ser apresentado para diferentes públicos e em mais de um projeto. Dessa forma, reduz os custos com materiais impressos e deslocamentos de equipes para eventos presenciais.


3 - Simplificam a comunicação

Vídeos podem ser acessados por meio de qualquer dispositivo conectado à internet e, além disso, podem ficar disponíveis por tempo indeterminado. Ou seja, conectam uma empresa a seu público-alvo com agilidade e simplicidade.


4 - Facilitam o engajamento

Vídeos facilitam a compreensão de conteúdo complexo. Ao ser apresentado de forma direta, atrativa, dinâmica e, muitas vezes, lúdica, a mensagem chega a diferentes públicos. Dessa forma, promovem mais o engajamento do público-alvo do que outros formatos de mídia como, por exemplo, textos longos.


5 – Possuem alcance global

Vídeos levam sua mensagem para toda e qualquer localização geográfica, pois podem ser facilmente traduzidos ou legendados para atender à demanda de empresas com operações em outros países.



Como produzir vídeos corporativos?


Como produzir vídeos corporativos?
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Vídeos podem ser produzidos a partir da gravação de entrevistas, talk shows, depoimentos, cobertura de eventos e o que mais possa gerar imagens para transmitir o conteúdo desejado. A equipe de produção da Jabuticaba Conteúdo é especializada em registrar momentos únicos onde quer que seja.


No caso de entrevistas, podem ser gravadas tanto presencialmente como à distância - temos tecnologia que permite registros remotos com alta qualidade. Podemos gravar imagens em ambientes externos, internos, em movimento durante a execução de um trabalho ou mesmo fazer tomadas aéreas por meio de drones. Até em alto mar já gravamos! Não há limites para captar boas imagens que representem a história que queremos contar. Entre em contato para conhecer nossa equipe para conhecer nosso trabalho.




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