top of page

As 10 tendências em vídeos para 2025

O audiovisual continua sendo essencial para engajar audiências e impulsionar resultados de negócios - e segue forte em todos os formatos



Além de ter um engajamento impressionante, 1.200% superior a outros formatos de conteúdo, os vídeos representam 84% de todo o tráfego da internet. Com a evolução constante da tecnologia, o que podemos esperar desse formato em 2025? Nossa análise indica que o futuro será ousado e dinâmico. Neste cenário em rápida transformação, adaptar-se às novas tecnologias e às preferências da audiência será essencial para o sucesso das marcas.


O poder do vídeo não pode ser subestimado, especialmente pelas empresas que querem participar da conversa da COP30; ele é uma ferramenta vital para capturar a atenção do público e transmitir mensagens de forma eficaz.


Confira algumas das principais tendências que moldarão o setor e prepare-se para aproveitar ao máximo essa poderosa estratégia de comunicação:


  1. Sustentabilidade em alta

Com a realização da COP30 em Belém, em novembro, a crescente preocupação ambiental das empresas será um tema prioritário na produção de vídeos. Utilizar vídeos para destacar iniciativas de sustentabilidade monstra - não apenas conta - o compromisso da empresa com a causa ambiental. Isso é especialmente relevante na preparação para a COP30, onde a visibilidade e o relato de ações concretas são cruciais para mostrar que as empresas estão ativamente contribuindo para soluções climáticas. Mas é preciso lembrar que o social e a governança também são fundamentais para a estratégia ESG. Por isso, destacamos aqui um projeto para a Auren que apresenta sua estratégia para a proteção do meio ambiente:


Neste vídeo, a Auren apresenta sua estratégia de sustentabilidade para investidores



Clique na imagem para saber mais
Clique na imagem para saber mais
  1. Educação e conscientização

Ainda pensando na COP30, os vídeos podem ser usados como ferramentas educativas para informar o público sobre questões ambientais e as ações que estão sendo tomadas. Isso não apenas aumenta a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, mas também posiciona a empresa como uma líder pensante no setor, capaz de influenciar mudanças positivas.


  1. Governança na produção

Com a crescente preocupação com práticas de governança, as empresas estão adotando regras de compliance em toda a sua cadeia de valor. E elas devem chegar também ao audiovisual, um setor que historicamente trabalha com mão de obra informal, desrespeitando as leis trabalhistas do país.


  1. Cultura organizacional em foco

Em um mundo repleto de opções, o que diferencia sua empresa? Os vídeos que destacam a jornada do empregado e a cultura corporativa ganharão relevância. Além de atrair novos talentos, essas narrativas visuais também são eficazes para engajamento interno e reforço da identidade da marca. Gerdau - Transformação cultural:


Aqui, a Gerdau mostra como sua cultura vem sendo transformada em seus 120 anos
  1. Domínio do storytelling

O storytelling é fundamental para o vídeo corporativo, pois transforma informações e dados em narrativas que capturam a atenção do público. Ao contar uma história autêntica, as empresas conseguem conectar emocionalmente com os espectadores, facilitando a retenção da mensagem e promovendo uma identificação com a marca. Além disso, um bom storytelling ajuda a transmitir os valores e a cultura da empresa de forma clara e memorável, fortalecendo o relacionamento com clientes e colaboradores.


Clique na imagem para saber mais
Clique na imagem para saber mais
  1. Histórias longas e imersivas

Aqui na Jabuticaba acreditamos que o vídeo tem que ter a duração que o conteúdo merece. E sabemos que, apesar do sucesso dos vídeos curtos, narrativas mais longas e envolventes também tendem a ganhar espaço. Esses vídeos exploram temas complexos de maneira profunda, oferecendo experiências mais ricas e emocionantes para o público.


  1. Personalização impulsionada por IA

A inteligência artificial revolucionará a personalização no conteúdo de vídeo. Ferramentas de IA permitirão criar experiências sob medida, analisando dados do público para desenvolver enredos adaptativos e gráficos personalizados. Isso tornará os vídeos mais relevantes e envolventes.


  1. Vídeos interativos

Os vídeos interativos permitirão que o público interaja diretamente com o conteúdo por meio de elementos clicáveis e enquetes.


  1. Uso do humor para conexão

O humor continuará sendo uma ferramenta poderosa para conquistar a audiência. Com tanto conteúdo competindo por atenção, vídeos divertidos se destacarão, criando conexões autênticas e memoráveis. Neste quesito, continua imbatível o vídeo "Mãe Natureza" da Apple, lançado no ano passado.



  1. IA na produção

A IA estará cada vez mais presente em todas as etapas da produção de vídeo. Desde a edição até a geração de roteiros, essas ferramentas otimizarão fluxos de trabalho, aumentarão a criatividade e reduzirão custos.


 

Conheça as soluções em vídeo que a Jabuticaba Conteúdo tem para a COP30: documentários, webséries, institucionais focados em ESG, animações 2D e muito mais.

Empresa signatária do Pacto Global da ONU




LOGO_JABU_preto.png
  • Facebook - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Ceci, 1081 Planalto Paulista - São Paulo CEP 04065-001

Copyright © 2019 Jabuticaba Conteúdo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page