MULTIMEDIA TRAINING
Treinamento de porta-vozes em até cinco tipos de mídia
O multimedia training da Jabuticaba Conteúdo provoca uma imersão dos executivos nos bastidores do jornalismo atual, seja online ou offline. Ao final, cada profissional terá passado por experiências práticas de entrevistas para televisão (estúdio e “quebra-queixo”), rádio, jornal/revista e internet, todas conduzidas por jornalistas experientes e reconhecidos pelo mercado.
Essa metodologia, que inclui muita interação e feedback, foi criada pela Jabuticaba Conteúdo em 2012, ano em que o treinamento foi aplicado a executivos do Instituto Alana, uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Desde então, a capacitação tem sido oferecida por organizações de diversos setores aos seus profissionais.
Por que escolher o multimedia training da Jabuticaba Conteúdo?
O mercado costuma oferecer o media training, com apenas uma entrevista, em geral para televisão. Acontece que cada tipo de mídia tem suas peculiaridades. Uma entrevista para jornal demanda um esforço de preparação diferente de uma entrevista para rádio. Os públicos são diferentes - e os jornalistas buscam informações adequadas aos seus leitores, telespectadores e ouvintes. O multimedia training da Jabuticaba explica as diferenças e coloca os executivos cara-a-cara com os jornalistas de cada mídia.
“Criar relacionamento com jornalista não é criar amizade com jornalista”
Por que os executivos da minha empresa devem fazer o multimedia training?
Sua empresa precisa ter porta-vozes preparados porque ela está exposta o tempo todo, seja por um flagrante de celular, por uma declaração mal interpretada, por uma postagem inadequada ou por uma fake news. A crise pode surgir de qualquer lugar - e num mundo dominado pelas redes sociais e pelos haters, não há mais espaço para o “não tenho nada a declarar”. Os veículos de comunicação - jornais, canais de televisão, rádios e sites de notícias - fazem a intermediação entre as instituições e a sociedade. Portanto, o jornalista é um meio para levar a sua mensagem aos stakeholders. Só que essa mensagem precisa ser clara, objetiva e adequada ao público a que se destina.
“Empresa não pode mais falar só quando tem coisas boas”
Como funciona na prática?
Na primeira parte do treinamento, os executivos vão conhecer os bastidores da notícia: como funcionam as redações, como são produzidas as notícias, entender as características de cada mídia. Além disso, vão refletir sobre seu papel como porta-voz na construção da reputação da empresa. Na segunda parte, são submetidos ao treinamento prático. Na terceira e última sessão, recebem feedback geral sobre seu desempenho.
As entrevistas serão gravadas e, posteriormente, comporão um dossiê individual que será entregue aos participantes.
Este formato pode ser customizado de acordo com a necessidade da empresa.
Quem vai conduzir?
A jornalista Maria Tereza Gomes, CEO e diretora de Conteúdo da Jabuticaba, será a facilitadora do treinamento. Maria Tereza é também escritora, mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e foi bolsista do Knight-Wallace Fellowships pela Universidade de Michigan. Trabalhou por 18 anos no Grupo Abril, nas revistas Exame e Você s/a, da qual foi diretora de redação, e no canal IdealTV, onde conduziu o programa Trajetória Ideal, que entrevistou 72 CEOs. Atualmente, é colunista de longevidade da revista Época Negócios, mediadora do podcast Mulheres de 50 e CEO da Jabuticaba Conteúdo, empresa certificada como Women’s Business Enterprise pela WeConnect International desde 2019. Para conduzir as entrevistas práticas, conta com um time de jornalistas profissionais que atuam nas redações. Na parte técnica, conta com a equipe de produtores, cinegrafistas e editores da Jabuticaba Conteúdo.
Onde podemos fazer o multimídia training?
O Espaço Jabuticaba, sede da empresa Jabuticaba Conteúdo, em São Paulo, conta com sala de reunião, estúdio e outros ambientes adequados ao treinamento com diversas mídias. Se o cliente preferir, pode indicar outro local, mas é importante nos consultar sobre os espaços necessários.