top of page

Qual a sua trajetória? Jabuticaba convida CEOs a contarem sua história

Atualizado: 27 de out. de 2022

Projeto recria programa de televisão comandado pela jornalista Maria Tereza Gomes

O executivo Alberto Ferreira é entrevistado por Maria Tereza Gomes no Estúdio Jabuticaba


Entre 2007 e 2009, a jornalista Maria Tereza Gomes, diretora da Jabuticaba Conteúdo, entrevistou 71 presidentes de empresas no programa Trajetória Ideal, exibido pela IdealTV, canal por assinatura que pertencia ao Grupo Abril. Quando o canal, que era voltado para conteúdos de negócios, carreiras e estilo de vida, foi descontinuado, Maria Tereza transformou as 71 horas de conversas sobre carreira com os principais executivos do país em material de pesquisa no mestrado em administração de empresas que fez na FEA/USP. Do estudo, nasceu o livro O Chamado - Você é o herói do próprio destino, lançado em 2016, e uma segunda etapa das entrevistas, que estão publicadas no YouTube da Jabuticaba.


Agora, o Trajetórias entra numa terceira fase, sob o comando da equipe de produtores da Jabuticaba Conteúdo: CEOs, presidentes, diretores gerais, conselheiros e managing directors podem ser entrevistados por Maria Tereza no Estúdio Jabuticaba. O programa jornalístico tem três blocos: no primeiro, o executivo fala sobre seu momento de vida; no segundo, conta sua história de vida e profissional; no terceiro, transfere conhecimento, inspira as novas gerações. O executivo e empreendedor Alberto Ferreira, que foi entrevistado na Ideal TV em 2008, quando era CEO da SAP, já divulgou os novos vídeos em suas redes sociais. "O objetivo foi plenamente alcançado, com profissionalismo e delicadeza", diz.

No novo Trajetórias, o entrevistado detém os direitos autorais do conteúdo para divulgar nas suas redes sociais

Há algumas diferenças do Trajetória atual em relação ao original. A principal delas é que, agora, o entrevistado detém os direitos autorais do conteúdo, podendo utilizá-lo em suas redes sociais, em sites e em blogs. "O LinkedIn, como a maior rede profissional do mundo, é o lugar indicado para o profissional apresentar suas conquistas, desafios e experiências", diz Maria Tereza. "Mas também indico o YouTube, que hoje é a segunda fonte de pesquisas depois do Google. Quem está lá é achado."

Teaser da nova fase do Trajetória, agora produzido pela Jabuticaba Conteúdo


Trajetória Ideal entrevistou maiores CEOs do país

Ao longo de 71 programas, o Trajetória Ideal trouxe para a televisão histórias inspiradoras de alguns dos principais executivos do país naquela época. Nomes como Roberto Lima (que estava na Vivo), Acácio Queiroz (era Chubb Seguros), Alexandre Silva (era GE) e Sergio Chaia (era Nextel) são alguns dos que estiveram no talk show. Entre as mulheres, Regina Nunes (era Standard & Poors), Elizabeth Peart (era Hershey's) e Sandra Raslton (era BN Corp).


Para a pesquisa de mestrado que resultou no livro O Chamado, foram analisadas em profundidade as entrevistas dos doze CEOs que, na época, tinham mais que 58 anos. O objetivo foi o de entender como a teoria da Jornada do Herói, de Joseph Campbell, se manifestava na trajetória profissional e de vida desses profissionais. O livro se aprofunda nas questões de carreira e fala sobre as atitudes de herói, aqueles comportamentos que distinguem os protagonistas dos coadjuvantes. Entre elas está a capacidade de encarar os problemas – em vez de se desviar deles.

Sergio Chaia, hoje conselheiro de empresas, era CEO da Nextel quando participou da primeira fase do Trajetória.


O que foi a IdealTV ?

A IdealTV foi um canal de televisão por assinatura do Grupo Abril que ficou no ar de outubro de 2007 a junho de 2009 exibido na extinta TVA (depois incorporada à Vivo). Foi o primeiro canal voltado à gestão e carreira do país. Sua grade de programação era inovadora, abordava temas como comportamento no trabalho, colocava executivos para cozinhar, levava executivas sobrecarregadas para um dia no spa.


O formato era leve e dinâmico e também tinha espaço para séries documentais, como os 10 episódios de Marcas que Amamos, com as marcas mais amadas do país, e sitcons, como o 100 Maneiras (no link, um trecho do primeiro episódio), que fazia uma caricatura do ambiente organizacional. Maria Tereza Gomes foi diretora de produção e programação e também a apresentadora do Trajetória Ideal.

Esta sales tape foi produzida em 2009 para divulgação do canal


Quando a Abril anunciou o fim do canal, os telespectadores se manifestaram com tristeza. Um dos e-mails recebidos pela equipe foi do empreendedor Claudio Makoto Miyata, que escreveu:

" Ideal TV: Triste, mas FELIZ!

Prezados Idealistas (créditos: MM):

Só posso parabeniza-los pelo período (curto, mas intenso) em que dividi meu tempo com vocês. Triste pela decisão da empresa, triste pelo vazio que ficará, mas muito feliz por que pude apreciar e participar deste projeto tão especial que foi a Ideal TV. Porque, se ficou uma lição de toda a programação do canal, foi que é melhor louvar o que foi construído do que lamentar o que deu errado.

Desculpem-me, mas faço uma referência especial à Maria Tereza Gomes, a quem admiro desde a Você S.A.. Parabéns, Maria Tereza, pela sua sensibilidade e pela qualidade do seu trabalho. Nada te tirará os méritos de criar coisas novas como foram a Você S.A. e a Ideal TV. Nada te tira o mérito de ter tocado corações e mentes de muita gente interessada em carreira, qualidade, profissão, sustentabilidade, desenvolvimento, diversão e arte. Muito obrigado.

E muito obrigado a todos que conseguiram manter o projeto Ideal TV no ar até agora. Parabéns a todos pelo excelente trabalho.

Pelo que li, parece que o site também será tirado do ar. Faço uma sugestão, quase um apelo: que seja feito um esforço para que o site permaneça por alguns meses ainda no ar, para que possamos aproveitar todo o material lá publicado. E, caso isso não seja possível, que pelo menos os blogs sejam migrados para outro provedor, ou que cada blogueiro inicie um novo blog e divulgue para nós, “órfãos” do canal.

Novamente, parabéns, sucesso, muita luz e felicidades.

Claudio Makoto Miyata (espectador eventual desde o início, fiel desde a estréia da programação atual)"


Assista a dois teasers de programas


1) Outdoor Ideal - reality show com executivos de verdade em provas que mediam suas habilidades de liderança e trabalho em equipe


2. Assembléia Geral - programa jornalístico, no formato de mesa-redonda, que discutia os principais assuntos da economia e política do país naquela semana:


0 comentário
bottom of page