Conheça as soluções de marketing de conteúdo disponíveis e avalie qual tem mais aderência com os objetivos da sua empresa
Se você está lendo este blog é possível que tenha digitado no campo de pesquisa do Google palavras iguais ou similares às que usamos no título deste texto. E, assim como toda vez que acessa o buscador on-line mais famoso do planeta, você espera encontrar uma resposta que resolva sua dúvida ou problema, certo? Então, pronto! Você já descobriu o segredo do marketing de conteúdo: oferecer respostas que vão direto ao ponto.
Apostar em mensagens objetivas e descomplicadas é, sem dúvida, a melhor estratégia para produzir conteúdo digital. Este é o combustível mais eficiente para conquistar a audiência e estabelecer a reputação on-line da sua empresa de maneira orgânica.
Mas como responder o que as pessoas querem saber? Parece complexo, mas na verdade, é simples. Basta usar as soluções de marketing mais populares da internet e aproveitar bem cada oportunidade de conexão digital com seu público-alvo.
As soluções de marketing de conteúdo
Para começar, é essencial conhecer as soluções de marketing de conteúdo disponíveis e saber avaliar qual tem mais aderência com os objetivos da sua empresa. Entre “os queridinhos da web” estão sites, blogs, vídeos, podcasts, redes sociais e transmissões ao vivo (lives). São muitas opções e todos os dias surgem novidades!
Nossos profissionais de redação, produção e criação estão sempre conectados às tendências de comunicação e marketing e podem ajudar você a decidir qual é o melhor caminho a seguir. Desenvolvemos desde o planejamento e o conceito criativo até as soluções necessárias para que sua empresa divulgue conteúdo, produtos e serviços e obtenha as maiores taxas de conversão em campanhas digitais.
Conheça a seguir as soluções de marketing de conteúdo mais usadas na internet:
1 – Sites e blogs
Ter um site é essencial para ter uma presença digital estruturada. Ele funciona com uma vitrine virtual para apresentar sua empresa e seus produtos ao mercado. Quando alguém procura sua empresa em sites de busca, ele deve aparecer em primeiro lugar na lista, mesmo que o seu negócio não seja um e-commerce e sua prestação de serviços ocorra essencialmente off-line.
Entretanto, não é qualquer site que vai aparecer com destaque em buscas. Para que a sua marca tenha a relevância on-line que merece, é importante contar com um site desenvolvido com base em técnicas de otimização de conteúdo, como o SEO (Search Engine Optimization).
Além de ter um site institucional, vale considerar a possibilidade de ter um blog. Ele é uma alternativa para atualizar periodicamente seu site, torná-lo mais dinâmico e fazer com que sua empresa conquiste mais visibilidade em mecanismos de busca como o Google.
2 - Redes sociais
Além de ter um site com um conteúdo relevante, sua empresa pode ter páginas em redes sociais. Não é necessário ter presença em todas elas, foque energia nas que são mais frequentadas por quem consome a sua marca.
Para que postagens em redes sociais tenham um alcance amplo, é importante apostar em uma produção criativa de conteúdo que seja capaz de aproximar a sua empresa de seu público alvo de maneira orgânica.
Uma dica é diversificar os formatos das peças compartilhadas. Entre as alternativas mais comuns estão imagens, animações em gifs, transmissões ao vivo, vídeos e links para conteúdo externo.
3 – Vídeos
80% dos usuários de internet preferem assistir conteúdo em formato de vídeo a ler um texto on-line. Em outras palavras, eles respondem por boa parte das perguntas que as pessoas fazem em buscadores da internet e, então, não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Vídeos podem ser produzidos por meio de gravações, animações e muitos outros recursos audiovisuais. Costumam ser disponibilizados em canais especializados como o Youtube e o Vimeo e podem ser compartilhados tanto em sites corporativos como em redes sociais e WhatsApp. Para saber como e quando vale a pena produzir vídeos, acesse aqui.
4 - Podcasts
O podcast é o rádio ainda mais democrático. Ele ultrapassa os limites geográficos e as barreiras de tempo. O público pode ouvi-lo a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta ter um celular e acesso à internet. É um mercado que não para de crescer: só em 2020, o Spotify teve um aumento de 400% em número de podcasts na América Latina.
Na Jabuticaba Conteúdo possuímos toda a expertise necessária para gravar o podcast da sua empresa. Gostamos tanto de podcasts que produzimos semanalmente o @mulheresde50_, que tem moderação da nossa CEO Maria Tereza Gomes.
Nossa equipe pode desenvolver o conceito do seu podcast, o planejamento de cada episódio, o roteiro, a gravação, as vinhetas e a edição final. E, se necessário, podemos também incluir a participação de um jornalista para que seu podcast tenha um formato de entrevistas.
5 - Lives
As livestreamings - popularmente conhecidas como lives – são transmissões audiovisuais que viabilizam a interação ao vivo entre o público e seus apresentadores por meio de comentários e compartilhamentos.
Considerada uma importante ferramenta de marketing on-line, as lives podem ser usadas para dar maior alcance a um conteúdo informativo ou especializado, realizar eventos corporativos, difundir o lançamento de produções culturais ou simplesmente aproximar marcas e pessoas.
A Jabuticaba Conteúdo possui a tecnologia para que a transmissão da sua live seja um sucesso. Temos um estúdio próprio em nossa sede em São Paulo, além de equipamentos Full HD e 4k e um switcher para a seleção de imagens em tempo real.
Para o lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, a uma organização suprapartidária CLP - Liderança Pública, por exemplo, realizamos a transmissão ao vivo (live) do evento “Importância do fomento à competitividade no novo mandato municipal”. Produzimos o roteiro para a mediadora e os apresentadores, organizamos todas as etapas do evento e, em parceria com a Ablink - Lives/Mediatech, fizemos a transmissão em tempo real por meio da tecnologia IP. Além disso, desenvolvemos um site com todos os resultados do Ranking.
Ações integradas potencializam resultados
Além de escolher as soluções de marketing de conteúdo mais adequadas ao público-alvo, é importante que elas atuem de maneira integrada. Ou seja, uma ação deve impulsionar a outra e assim por diante.
Vamos a um exemplo. Em 2020, em plena pandemia de Covid-19, produzimos para a Fundação Lemann e mais nove instituições sem fins lucrativos uma campanha de reconhecimento ao trabalho dos professores. Em parceria com a Zozi Design, criamos um conjunto de ações que contribuiu para mobilizar toda a sociedade em prol da educação.
Lançamos simultaneamente o site www.aplaudaumprofessor.com com um manifesto de apoio aos profissionais que se reinventaram para dar aulas durante a pandemia de Covid-19 que obteve 8 mil assinaturas e produzimos um vídeo de engajamento que teve mais de 200 mil views. E, para fortalecer a divulgação, elaboramos peças para redes sociais e cards para WhatsApp incentivando aplausos aos professores às 20 horas do dia 31 de julho de 2020.
Conte com a Jabuticaba Conteúdo para planejar, desenvolver e criar as ações de marketing de conteúdo da sua empresa!
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