top of page

Livro expõe de maneira leve e bem humorada os dilemas da idade, do trabalho e da saúde após os 50

Atualizado: 21 de set. de 2023

Com seleção de artigos, a jornalista Maria Tereza Gomes, CEO da Jabuticaba Conteúdo, escreve sobre a própria experiência de envelhecimento, com suas dores e conquistas


“Inadequada ficava a tua avó!” e “Querido, estou encolhendo” são alguns dos títulos de textos sobre longevidade escritos pela jornalista, empreendedora e escritora Maria Tereza Gomes, 58 anos, compilados em Coisas que aprendemos com o tempo, lançamento do Selo Edições 70, da editora Almedina Brasil. A obra reune uma seleção de artigos assinados pela autora na coluna 50+ Vida e Trabalho na revista Época Negócios. Enquanto expõe a própria experiência de envelhecimento, ela também imprime um tom jornalístico ao entrevistar especialistas em busca de respostas para os dilemas de quem “tem mais passado que futuro”.

Nessa jornada de reflexões sobre o amadurecimento, Maria Tereza não esconde seu temor de sofrer de Alzheimer, de sua poupança acabar antes dela e a dor das perdas acumuladas conforme os anos passam. O livro está organizado em três partes: idade, trabalho e saúde. No texto de abertura, “Aos 55 atingi a expectativa de vida esperada quando nasci”, a jornalista aborda a revolução da longevidade, fenômeno global que está mudando também a pirâmide etária brasileira. “Somos uma geração que pode sonhar com os 100 anos, mas a questão ainda a ser resolvida é como vamos viver esses anos extras”, diz a autora. “É algo perturbador e sobre o qual tento refletir nos meus textos. Mas já descobri que uma parte importante do processo de envelhecer depende da forma como cuidamos do nosso corpo, mente e alma - e isso não depende da idade”, reflete.


Adquira agora!

Clique no botão ao lado: você será redirecionado para os sites da Amazon ou da Almedina


Assista ao vídeo gravado durante a noite de autógrafos que aconteceu na Livraria Drummond, em São Paulo.


Eu gosto muito de tudo que a Tereza escreve. Leila Loria, conselheira profissional de empresas

O interesse pelo tema da longevidade nasceu a partir do podcast Mulheres de 50, apresentado por Maria Tereza e suas três irmãs, no qual discutem temas ligados à meia idade, como menopausa e relacionamentos. Agora, em Coisas que aprendemos com o tempo, ela convida os leitores a entrar no universo que celebra o auge da maturidade e a rirem de seus títulos bem-humorados, entre os quais estão “Brasil tem a primeira geração de idosos com dentes” e “Nem todos os 60+ gostam de bege”.


Jornalista escreve coluna 50+ na revista Época Negócios e faz mediação do podcast Mulheres de 50



Maria Tereza Gomes, mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e bolsista do Knight-Wallace Fellow pela Universidade de Michigan, é uma experiente jornalista de economia e negócios. Trabalhou por 18 anos no Grupo Abril, onde foi repórter da revista Exame e diretora de redação da revista Você S/A e do Guia Exame-Você S/A - As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Como diretora de produção e programação, lançou e liderou o IdealTV, canal por assinatura dedicado aos temas de gestão, negócios e carreiras. Como apresentadora de TV, Maria Tereza entrevistou mais de 70 CEOs para o programa Trajetória Ideal. É autora de outros dois livros: O Guia dos MBAs (2000) e O Chamado (2016), além de coautora de outros títulos. Atualmente, é colunista de longevidade da revista Época Negócios, mediadora do podcast Mulheres de 50 e CEO da Jabuticaba Conteúdo, empresa certificada como Women’s Business Enterprise pela WeConnect International. É paranaense e desde 1993 mora em São Paulo. Tem 58 anos, é casada com o também jornalista Geraldo Magella e não tem filhos.


Almedina, uma editora portuguesa em terras brasileiras

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina é líder em edições jurídicas em Portugal, mas também publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. O selo Edições 70 publica livros na área das Ciências Sociais e Humanas. Além da editora, a Almedina mantém onze livrarias físicas em polos acadêmicas como Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, em Portugal. No Brasil desde 2005, é uma das principais editoras do mundo a publicar obras em língua portuguesa.


Livro pode ser adquirido on line nos sites da editora Almedina Brasil e da Amazon.


"COISAS QUE APRENDEMOS COM O TEMPO" NA MÍDIA

Acompanhe aqui, algumas entrevistas concedidas pela autora


1. Rádio Planetário - clique aqui e ouça entrevista concedida pela autora para a apresentadora Tânia Diehl.


2. Rádio Super Notícia - no dia 28/08, Maria Tereza participou ao vivo do programa "Interessa", apresentado por Renata Abritta. Clique na imagem para assistir a essa conversa.


3. Rádio CBN de Cuiabá - Maria Tereza foi entrevistada no programa Estúdio CBN, apresentado Marcela Vasconcelos. O tema da conversa foi Como aplicar os ensinamentos do livro "Coisas que aprendemos com o tempo" no dia a dia. Clique na imagem para ter acesso ao do programa com a entrevista:



4. Jornal O Tempo - a jornalista Jéssica Malta escreveu a reportagem "Viver o momento ou planejar o futuro: como equilibrar a balança?", na qual aborda esse dilema filosófico. Maria Tereza e outros especialistas dão sua opinião. Leia.


5. Jornal Valor - "Coisas que aprendemos com o tempo" foi destaque na sessão Estante do Jornal Valor. O texto destaca que a obra os textos "discorrem sobre idade, trabalho e saúde depois dos 50 anos, a partir de suas experiências e observações. A autora também traz entrevistas com especialistas em envelhecimento".



0 comentário
bottom of page