top of page

JABUTICABA CONTEÚDO: VOCAÇÃO PARA CONTAR HISTÓRIAS PLURAIS

Atualizado: 22 de ago. de 2023

A Jabuticaba Conteúdo, que é pela sexta vez a produtora oficial de vídeos do maior evento de recursos humanos da América Latina, se junta ao tema do Conarh 2023 e lança o Manifesto P-L-U-R-A-L por mais diversidade, inclusão e equidade (DIE) nas empresas. O vídeo exibido antes das palestras magnas no auditório principal do Expo Imigrantes para cerca de 4.000 congressistas nos três dias de evento também pode ser assistido abaixo.


A Jabuticaba Conteúdo esteve no Conarh de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022. A cada participação, procura marcar presença com vídeos que se conectam ao assunto daquela edição (veja abaixo). Não é diferente este ano, cujo tema é "Repensar o hoje numa realidade plural", que faz todo sentido com as crenças da Jabuticaba Conteúdo. As causas da diversidade, equidade e inclusão estão no nosso DNA desde que a empresa fundada em 2010. Desde o princípio, vem colocando seu "olhar jabuticaba", único e diferenciado, em todos os projetos de seus clientes.


Somos plural porque o mundo é plural

A Palavra "Plural" no dicionário Michaelis significa:

plural

plu·ral

adj m+f

1 Que contém, indica ou consiste em mais de um.

2 Que apresenta ou engloba vários aspectos e dimensões; múltiplo, variado: Hoje vivemos numa sociedade plural.


É assim, acreditando que vivemos numa sociedade plural, múltipla e variada, que a Jabuticaba Conteúdo vem sendo reconhecida pelo mercado por sua vocação para a diversidade. Em 2017, foi uma das 30 empresas aceleradas pelo Programa Itaú Mulher Empreendedora, realizado pelo banco Itaú em parceria com a FGV. Em 2019, fez parte do programa de desenvolvimento empresarial da Procter & Gamble exclusivo para empreendedoras. Desde o mesmo ano, tem sido anualmente certificada pela ONG americana We Connect Internacional como uma "Women Owned", que seleciona empresas pertencentes a mulheres (pelo menos 51% do capital) em todo o mundo com condições de fornecer para multinacionais como Basf, Citibank e Du Pont.


Esse olhar Jabuticaba para a agenda DIE foi percebido também por clientes, como Gerdau. Um dos vários projetos produzidos para a maior empresa brasileira produtora de aço, foi batizado de "Similaridades" e venceu o prêmio Aberje regional e nacional na categoria de melhor mídia audiovisual de 2020.

 

Manifesto usa recurso poético

Ao escrever o roteiro para o vídeo Plural, a jornalista Maria Tereza Gomes, diretora da Jabuticaba, usou um recurso poético chamado de acróstico, pelo qual palavras se formam com base em determinado tema. Neste caso, as iniciais de cada linha, em cada estrofe, vão formando a palavra PLURAL:


Pessoas.

Líderes.

Um.Uma.Uns

Raras. Todas.

Anseiam

Liberdade.


Pretas.Pardas.

LGBTQIA+

Únicas. Todas.

Repartem

Amor e

Lágrimas


Palavras

Lançadas ao vento são

Utopia.

Revolucionários

Agem e deixam

Legados.


Precisamos

Logo

Urgente

Reconhecer as rugas

Amar as diferenças

Liderar a mudança.


Porque o mundo é plural.

JABUTICABA CONTEÚDO, PLURAL

 

Jabuticaba defende também a diversidade etária

Em dois projetos diferentes, a produtora de conteúdo abraça a causa da diversidade etária, que é cada vez mais urgente num país que está envelhecendo rapidamente. A longevidade é um fato no mundo inteiro. O Brasil não é o país mais velho - título que cabe ao Japão -, mas é o que envelhece mais velozmente. Segundo o censo 2022 do IBGE, em dez anos a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho expulsa milhões de profissionais qualificados de seus empregos por preconceito de idade. Saiba mais como a Jabuticaba defende essa causa:

  • Podcast Mulheres de 50, lançado em março de 2020, já conta com 120 episódios que podem ser ouvidos em seis plataformas de áudio, incluindo Spotify e Google Podcast. O projeto tem o objetivo de compartilhar experiências sobre saúde, família, lazer e trabalho para uma geração de mulheres que chega à meia idade com novas expectativas sobre a vida.

  • 50+ Vida e Trabalho é uma coluna semanal escrita pela jornalista Maria Tereza Gomes para a revista Época Negócios desde outubro de 2020. A coluna procura mostrar como podemos viver melhor o tempo extra que a medicina, a urbanização e a educação estão proporcionando. Com um tom intimista, a autora expõe sua própria experiência de envelhecimento, discorrendo sobre os dilemas relacionados à idade, ao trabalho e à saúde depois dos 50. Ao mesmo tempo, imprime seu instinto jornalístico ao entrevistar especialistas e ao buscar as últimas descobertas sobre o tema nos principais centros de pesquisa do mundo. Uma seleção com cerca de 60 colunas foi reunida no livro "O que aprendemos com o tempo" (Selo 70 da Editora Almedina), com lançamento previsto para dia 30 de agosto de 2023 na Drummond Livraria, em São Paulo.

 

Veja os vídeos que produzimos para cada ano do Conarh

Estar conectada aos grandes temas de gestão de pessoas apresentados pelo Conarh sempre foi uma preocupação da Jabuticaba, como mostram nossos vídeos criados especialmente para serem lançados no evento:


1. Em 2016, defendemos "O poder do vídeo" para comunicar, emocionar e engajar:


2. Em 2017, o vídeo "Emoções" apresentou as 10 razões para usarmos a emoção, que vão desde a melhor capacidade de tomar decisões ao poder de convencimento:


3. Em 2018, perguntamos "De que é feito um talento?" e a resposta está num vídeo que conclama as empresas a treinar e inspirar seus talentos:


4. Em 2019, com "Humanize", mais uma vez seguindo o tema central do evento, mostramos como o jeito humano de trabalhar faz toda a diferença na hora de a Jabuticaba produzir conteúdo:


5. Em 2022, o Conarh celebrou o fim da pandemia e a Jabuticaba levou para o evento o vídeo "Parêntese", palavra usada como metáfora para o período de confinamento:


Por tudo isso e por muito mais que temos feito desde 2010, reafirmamos nossa vocação para contar histórias plurais.

Abaixo, nosso anúncio publicado no Manual do Congressista do Conarh 2023.



0 comentário

Comments


bottom of page